COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS PARA A SAÚDE
Código de defesa do consumidor
É um conjunto de normas que
visam à proteção aos direitos do consumidor, a fim de padronizar as
responsabilidades dos prestadores de serviço, fornecedores e assim estabelecer
prazos e penalidades e conduta que deve ser seguidas com o consumidor. Assegurados
pela Lei Nº 8.078, de 11 de setembro de 1990.
Então vamos entender melhor
essas palavras: Fornecedor, Consumidor , Produto e Serviços.
Fornecedor: é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou
estrangeira, que executam atividades de produção, montagem, criação, construção,
transformação, importação e exportação, distribuição ou comercialização de
produtos ou prestação de serviços.
Consumidor: é toda pessoa física ou jurídica que
adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final.
Produto: é qualquer bem que nós adquirimos seja ela um imóvel ou material.
Serviços: é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo mediante remuneração.
Situações como; encontrar um
preço na vitrine e na hora do pagamento ser outro, produtos com validade
vencida, riscos oferecidos pelos produtos, produtos com defeitos, propagandas
enganosas e abusivas, etc. serão logo conhecidos pelos consumidores, pois
devido à nova Lei 12.291/10 assinada pelo presidente Lula em 20/07/2010, torna
obrigatório à manutenção de exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC)
nos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços.
O ideal é que não somente o consumidor conheçao CDC como principalmente os fornecedores e empreendedores, para que
assim sejam evitadas situações constrangedoras para as empresas, bem como para
os clientes. Toda lei, tem uma intenção boa e proveitosa em diversos aspectos,
porém toda lei que seja favorável ao consumidor será sempre bem vinda, mas é
preciso que todos conheçam, e saibam corretamente exigir os seus direitos.
Você sabia consumidor?
Que existe uma política nacional das relações de consumo, que tem como objetivo o atendimento das necessidades de todos consumidores, respeito a sua dignidade, saúde e segurança e proteção de seus interesses econômicos e nossa qualidade de vida.
O consumidor está ficando cada vez mais
consciente na busca de qualidade pelo preço pago na aquisição de um produto ou
serviço. Reclamar passou a ser um procedimento normal na medida em que o
conhecimento sobre as leis que regem a proteção do consumidor vão sendo
difundidas e absorvidas.
Você
não precisa ser um advogado para conhecer os direitos a que deve desfrutar, mas
pode precisar deste profissional quando a situação não for resolvida
amigavelmente. Vamos ver a definição das entidades que você pode procurar para
resolver a sua insatisfação com relação a um produto ou serviço:
Decon - A
delegacia atua na repressão de crimes contra o consumidor. É bom procurá-la
para denunciar o desrespeito às leis de proteção do consumidor. A polícia não
será capaz de determinar a reparação do dano, mas pode prender os culpados.
Aja
sempre de acordo com a lei: A legislação que protege o consumidor
no Brasil é uma das mais modernas e completas do mundo. O Código de Defesa do
Consumidor é um verdadeiro manual de procedimentos, estabelecendo todos os
critérios que a empresa deve seguir para evitar a insatisfação do consumidor e
até problemas jurídicos. Sendo assim, o Código torna-se uma ferramenta a seu
favor, sendo um aliado às suas atividades.
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