terça-feira, 24 de julho de 2012

Comercialização de Produtos para a Saúde - História do comércio


Orientador: José Agostinho Teixeira Neto
COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS PARA A SAÚDE

História do comércio
Na época das cavernas o comércio era feito através de trocas, mais tarde foi inventada a moeda, porém não de metal como conhecemos e sim como referência de valor, o sal, depois as conchas e  até chegar comumente a moeda que conhecemos. Na idade média o comércio se expandiu, pois os ambulantes se deslocavam com os produtos e ao passar dos tempos fixaram-se e faziam feiras livres. Muitos séculos depois, temos os shopping centers e cartões de crédito e a medida que o comércio crescia, maior era também o número de pessoas no mundo, a necessidade de novos produtos e novas tecnologias. Esse conjunto de pessoas e necessidades é a base do comércio hoje. É o Mercado Consumidor.

Origem e Evolução da Comercialização e Mercadologia
Nos prelúdios da civilização humana, o homem desenvolveu a percepção de valores para determinados bens e produtos a partir da relação de troca, surgindo assim o escambo, e mais tarde a transação monetária. Na década de 30 a lei de oferta e demanda determinava as estratégias empresariais, a década da Revolução Industrial. As empresas começaram a ter foco em técnicas de venda e promoções visando o lucro na década de 50. Na década de 70 surgiu o Marketing, inserindo também pesquisas e análises de desenvolvimento em estratégias mercadológicas. A era da informação  se inicia na década de 90 com a tecnologia da informática e  a Internet envolvendo também o mercado brasileiro, internacionalizando-se, assim interagindo com as economias de todos os países
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Introdução ao marketing: conceitos, objetvos, funções básicas e ambiente de marketing

É o lugar (físico e/ou abstrato) onde surgem os fenômenos:



Oferta: oferecer produtos
Demanda: procurar produtos 
Objetivo do Marketing: Não podemos esquecer que as pessoas buscam benefícios e as empresas também. Diante disso, precisamos lembrar que o objetivo do marketing é o: LUCRO


Tipos de Marketing:
- Operacional: executa as atividades de produção de materiais, de vendas, promoções, campanhas, publicitárias, entre outras
- Tático: ligado as vendas, envolve-se com os negócios, decisões comerciais, políticas de vendas e pós-vendas, preços, canais de distribuição etc...
- Estratégico: estuda o mercado, linhas de ação, monitora o mercado, elabora planos abrangentes que envolvem a organização como um todo.

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