Comercialização de produtos para a saúde
Mix de Marketing
Jerome McCarthy formulou um livro que trata de estratégias
que devem ficar atentos, se desejam seguir seus objetivos de marketing.
Estratégias dividida em 4Ps, são as principais formas de ter um bom resultado
de venda.
Elas são: Produto, preço, praça, promoção, que está de acordo
com os 4Cs (cliente, custo, conveniência, comunicação) do cliente.Estes fatores 4Ps e 4Cs
estão relacionados , então quer dizer se fizer
os 4Ps consequentemente estará conseguindo os 4Cs, agradando o cliente e tendo seus lucros.
Preço – Quando se tem um preço muito elevado, deve ser feito algum outro suporte que vale a pena
esse preço, características que justifiquem
esse alto preço dos produtos. Exemplos: um bom atendimento, cores
diferenciadas para cada setor, etc.
Incluir descontos e
financiamentos terá o impacto econômico. Os descontos e os preços devem estar de
acordo com a concorrência, não muito caro, nem muito barato, deve estar com o
preço acessível a todo tipo de classe social.
Distribuição/ponto - A distribuição quer dizer qual o meio que
os produtos vão chegar ao cliente dentro do prazo estipulado. Horários e dia de
atendimento, pontos de venda, e diferentes vias de compra.
Comunicação (promoção) - Há vários métodos de promoção do produto,
incluindo a propaganda, publicidade, relações públicas, boca-a-boca. O marketing
usa esses métodos junto aos 4Ps assim melhora o valor dos produtos para os consumidores.
PRIORIDADES NA ESTRATÉGIA DO MARKETING
- Escolha de produtos
- Escolha de segmentos
de mercado alvo
- Escolha de alvos
- Escolha de fontes de
volume prioritário
- Avaliação dos meios de
ação de marketing
- Escolha de motor da
estratégia de marketing mix
Quando uma empresa opta
pelo marketing baseado na política de produto, ela deve ser aberta a
modernidade, ás inovações tecnológicas para poder oferecer um produto de maior
qualidade em comparação a similar já existente no mercado.
Quando optar pela
política de preço, deve ser quantitativo a sua qualidade em relação aos outros.
E, em relação à política de distribuição ou força de vendas, quanto mais
presente e maior o espaço que ocupar no ponto de venda mais chances terá no
mercado.
O SISTEMA DO MARKETING: OS 4 As
Descreve a relação
empresa, mercado e meio ambiente em função dos objetivos da empresa.
- Análise: identifica as
forças vigentes no mercado e como ela interage na empresa.
- Adaptação: adequação
dos produtos ao meio ambiente.
- Ativação: como o
produto será distribuído e vendido (publicidade, promoção...)
- Avaliação: resultados
do marketing (se foi efetivo, se deve ser melhorado...)
TIPOS DE COMUNICAÇÃO
Componentes: emissor,
receptor, mensagem, canal de propagação, meio de comunicação, resposta
(feedback) e ambiente.
Com relação ao ambiente,
pode sofrer interferência de ruídos ou a mensagem pode ser mal interpretada ou
incompreendida.
A comunicação pode ser
verbal, não verbal ou mediada.
ÉTICA PROFISSIONAL: Fator importante para a sobrevivência de
qualquer empresa, trazendo confiança ao cliente.
ANVISA: Protege a saúde da população através do
controle sanitário da produção e da comercialização de produtos e serviços
submetidos a vigilância sanitária.
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