Técnica de comunicação com o cliente:
1- Cumprimente o
cliente com um aperto de mão, na entrada e na saida de sua loja.
2- Pergunte o nome dele
(a) e se apresente.
3- Deixe bem claro, na imposição de voz e na postura, que ele esta diante de um profissional prazeroso com o trabalho.
3- Deixe bem claro, na imposição de voz e na postura, que ele esta diante de um profissional prazeroso com o trabalho.
4- Sanar todas as dúvidas
sobre o produto desejado.
Como organizar o ambiente da loja:
1- Deixe as prateleiras cheias e com os principais produtos bem visíveis;
2- Tudo bem limpo e impecável.
3- Iluminação adequada, no fundo ou em cima. Não usar luzes fortes, deixe um ambiente agradável, e seguro. Onde seu cliente se sinta calmo e seguro para comprar o que desejar.
4- Equipamentos ajustáveis, móveis, prateleiras, deixe espaços grandes para a circulação, deixe o cliente se sentir como se estivesse em casa. Afinal o ambiente é importante também para ele (a).
4- Equipamentos ajustáveis, móveis, prateleiras, deixe espaços grandes para a circulação, deixe o cliente se sentir como se estivesse em casa. Afinal o ambiente é importante também para ele (a).
O que evitar:
Em geral tem como
resposta “não” estou só olhando. Deixe o cliente a vontade. Mas permaneça
atento e solícito. (atencioso e prestativo).
Ao oferecer produtos
adicionais, deixe o cliente pegar, ver, manusear; oferecer um produto e deixá-lo
na prateleira, não ofereça “emoção”, vontade de adquirir o produto oferecido
pelo vendedor. Use a frase ao concluir
a venda, “se não gostar pode trocar”, mais transmitir de forma positiva. Mentir nunca é uma boa
saída, na falta de algum produto ou serviço, se você não tiver em estoque o
determinado tamanho de roupa, deixe bem claro, sem oferecer algo maior ou
menor. Porem observe o estilo de seu cliente, pergunte mais, saiba o que
realmente ele deseja.
Segundo uma pesquisa feita por: Leandro Branquinho (vendedor,
publicitário, radialista e instrutor de atendimento e vendas). Diz: Recentemente fiz uma
pesquisa com 500 clientes de três corações. E a grande maioria disse que são
fiéis á vendedores que lhes dão mais atenção. Uma coisa básica e ao mesmo tempo
tão simples é negligenciada por muitos vendedores (a).
Segundo Paulo Nassar
Figueiredo: A comunicação esta a
frente de tudo, esta em uma “guerra” para mostrar que a empresa tem preocupação
com a natureza, para conquistar novos consumidores/clientes, esta à frente das
relações de comércio e governo. A comunicação é
essencial entre trabalhadores, empresas, clientes e governo.
Segundo Bateman e Snell
(1993) A comunicação é “A transmissão de informação e significado de uma parte
para outra através da utilização de utilização de símbolos partilhados”.
Para realização de um
processo de comunicação destaca-se:
- Fonte: (que pode ser
a pessoa, processo ou equipamento que fornece as mensagens);
- Transmissor (processo
ou equipamento que codifica a mensagem e a transmite ao canal);
- Receptor (processo ou
equipamento que recebe e interpretar a mensagem e a transmite ao canal);
destino (a pessoa, processo ou equipamento a quem é destinada a mensagem);
-
Ruído (perturbações
indesejáveis que tendem a alterar, de maneira imprevisível, a mensagem). (Shannon
Apud Pimenta, 2007, p.45).
Segundo
Góis falar em público é você planejar e entender:
As grandes empresas, usam como ferramentas
conhecer os estilos de seus clientes, para identificar e atender a necessidade
dos clientes de uma determinada organização.
A comunicação Organizacional deve ser
conduzida por um centro de coordenação responsável pelas pesquisas, as táticas,
as politicas, as normas, o método, os processos, os canais, os fluxos, os
níveis, os programas, os planos, os projetos.
Pinho (2001, p. 176) classifica as
publicidades conforme seus propósitos e funções nos seguintes tipos: “de
produto, de serviços, genérica (ou de commodities), de varejo, de
classificados, comparativa, cooperativa, de promoção e legal”.
Publicidade de produto - pode ser identificada
ao notar-se que o meio está apenas divulgando o produto e levando o consumidor
à compra.
Publicidade de serviços - tem como objetivo
vender os serviços de uma determinada empresa.
Publicidade genérica - é utilizada para
divulgar um determinado produto sem identificar a empresa ou a região que o
comercializa, informando apenas a sua existência.
Publicidade de varejo – identificamos ente
tipo de publicidade quando os produtos divulgados estão sendo patrocinados
pelos varejistas, ao invés da empresa que o fabrica.
Publicidade de classificados - é muito utilizada
pelos jornais. Sendo responsável pela divulgação da venda e aluguel de imóveis,
ofertas de empregos, de carros, de produtos da área de informática, entre
outros. Geralmente encontramos um ou mais cadernos específicos para os
classificados.
Publicidade comparativa - deve relacionar as
diferenças de um determinado produto ou serviço a de um concorrente,
identificando as vantagens do que está sendo oferecido.
Publicidade cooperativa - é quando duas ou
mais empresas se juntam para divulgarem o mesmo serviço ou produto, levando em
consideração o produto e não as empresas.
Publicidade de promoção – Divulga a promoção do
momento, quer seja de um produto ou de um serviço.
Publicidade legal – Temos algumas
empresas que tem de acordo com o seu porte a obrigação de divulgar para a
sociedade as suas principais atividades. Como exemplo, podemos citar:
Sociedades Anônimas (AS), cooperativas, órgãos da administração pública,
associações, entre outras.
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