Técnica de Vendas
Os
conceitos de venda auxiliam no desenvolvimento no processo de comercialização e
prestação de serviços da equipe de vendas.
A imagem da empresa e a postura do vendedor
são fatores que possibilitam com que a venda seja bem sucedida.
O
processo de vendas pode ser dividido em três fases e suas etapas.
Pré – venda: Identificar e qualificar os clientes potenciais, prospectar clientes é a escolha do
publico com quem a empresa pretende trabalhar. Em seguida o vendedor deve conhecer
o cliente, coletando informações a seu respeito, com isso inicia-se o processo
de pré-abordagem onde o vendedor
pode escolher melhor a forma de abordar o novo cliente.
Na
abordagem o vendedor deve chamar a
atenção do cliente e a apresentação
do produto tem que despertar o interesse, aumentar o desejo e conduzir a ação.
O
vendedor tem estar preparado para as objeções e avaliar de fato o esta por trás
dela para que possa usa-la a seu favor.
Durante a venda: É importante que se
acompanhe o pedido até sua entrega ao cliente e também sua satisfação ou não.
O
vendedor deve estar atento aos sinais do comprador e conduzir a venda ao
fechamento.
Pós – venda: O pós-venda tem por
objetivo gerar satisfação e fidelização. Ele inclui: Acompanhamento da
instalação e utilização do produto, serviço de atendimento ao cliente,
assistência técnica, fornecimento de peças de reposição e manutenção, serviços,
manual de instruções, garantia, troca rápida e acompanhamento de cobranças; com
isso a empresa cia uma imagem de satisfação e confiança para os clientes.
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