sábado, 4 de agosto de 2012

Técnica de comunicação com o cliente


Comercialização de produtos para a saúde:

Técnica de comunicação com o cliente:

1- Cumprimente o cliente com um aperto de mão, na entrada e na saida de sua loja.
2- Pergunte o nome dele (a) e se apresente.
3- Deixe bem claro, na imposição de voz e na postura, que ele esta diante de um profissional prazeroso com o trabalho.
4- Sanar todas as dúvidas sobre o produto desejado.




Como organizar o ambiente da loja:


1- Deixe as prateleiras cheias e com os principais produtos bem visíveis;
2- Tudo bem limpo e impecável.
3- Iluminação adequada, no fundo ou em cima. Não usar luzes fortes, deixe um ambiente agradável, e seguro. Onde seu cliente se sinta calmo e seguro para comprar o que desejar.
4- Equipamentos ajustáveis, móveis, prateleiras, deixe espaços grandes para a circulação, deixe o cliente se sentir como se estivesse em casa. Afinal o ambiente é importante também para ele (a).


O que evitar:

Perguntas tais como: Posso ajudar?
Em geral tem como resposta “não” estou só olhando. Deixe o cliente a vontade. Mas permaneça atento e solícito. (atencioso e prestativo).
Ao oferecer produtos adicionais, deixe o cliente pegar, ver, manusear; oferecer um produto e deixá-lo na prateleira, não ofereça “emoção”, vontade de adquirir o produto oferecido pelo vendedor. Use a frase ao concluir a venda, “se não gostar pode trocar”, mais transmitir de forma positiva. Mentir nunca é uma boa saída, na falta de algum produto ou serviço, se você não tiver em estoque o determinado tamanho de roupa, deixe bem claro, sem oferecer algo maior ou menor. Porem observe o estilo de seu cliente, pergunte mais, saiba o que realmente ele deseja.
Segundo uma pesquisa feita por: Leandro Branquinho (vendedor, publicitário, radialista e instrutor de atendimento e vendas). Diz: Recentemente fiz uma pesquisa com 500 clientes de três corações. E a grande maioria disse que são fiéis á vendedores que lhes dão mais atenção. Uma coisa básica e ao mesmo tempo tão simples é negligenciada por muitos vendedores (a).
Segundo Paulo Nassar Figueiredo: A comunicação esta a frente de tudo, esta em uma “guerra” para mostrar que a empresa tem preocupação com a natureza, para conquistar novos consumidores/clientes, esta à frente das relações de comércio e governo. A comunicação é essencial entre trabalhadores, empresas, clientes e governo.
Segundo Bateman e Snell (1993) A comunicação é “A transmissão de informação e significado de uma parte para outra através da utilização de utilização de símbolos partilhados”.

Para realização de um processo de comunicação destaca-se:

-  Fonte: (que pode ser a pessoa, processo ou equipamento que fornece as mensagens);
- Transmissor (processo ou equipamento que codifica a mensagem e a transmite ao canal);
- Receptor (processo ou equipamento que recebe e interpretar a mensagem e a transmite ao canal); destino (a pessoa, processo ou equipamento a quem é destinada a mensagem);
- Ruído (perturbações indesejáveis que tendem a alterar, de maneira imprevisível, a mensagem). (Shannon Apud Pimenta, 2007, p.45).
Segundo Góis falar em público é você planejar e entender:


                           


As grandes empresas, usam como ferramentas conhecer os estilos de seus clientes, para identificar e atender a necessidade dos clientes de uma determinada organização.
A comunicação Organizacional deve ser conduzida por um centro de coordenação responsável pelas pesquisas, as táticas, as politicas, as normas, o método, os processos, os canais, os fluxos, os níveis, os programas, os planos, os projetos.
Pinho (2001, p. 176) classifica as publicidades conforme seus propósitos e funções nos seguintes tipos: “de produto, de serviços, genérica (ou de commodities), de varejo, de classificados, comparativa, cooperativa, de promoção e legal”.

Publicidade de produto - pode ser identificada ao notar-se que o meio está apenas divulgando o produto e levando o consumidor à compra.
Publicidade de serviços - tem como objetivo vender os serviços de uma determinada empresa.
Publicidade genérica - é utilizada para divulgar um determinado produto sem identificar a empresa ou a região que o comercializa, informando apenas a sua existência.
Publicidade de varejo – identificamos ente tipo de publicidade quando os produtos divulgados estão sendo patrocinados pelos varejistas, ao invés da empresa que o fabrica.
Publicidade de classificados - é muito utilizada pelos jornais. Sendo responsável pela divulgação da venda e aluguel de imóveis, ofertas de empregos, de carros, de produtos da área de informática, entre outros. Geralmente encontramos um ou mais cadernos específicos para os classificados.
Publicidade comparativa - deve relacionar as diferenças de um determinado produto ou serviço a de um concorrente, identificando as vantagens do que está sendo oferecido.
Publicidade cooperativa - é quando duas ou mais empresas se juntam para divulgarem o mesmo serviço ou produto, levando em consideração o produto e não as empresas.
Publicidade de promoção – Divulga a promoção do momento, quer seja de um produto ou de um serviço.
Publicidade legal – Temos algumas empresas que tem de acordo com o seu porte a obrigação de divulgar para a sociedade as suas principais atividades. Como exemplo, podemos citar: Sociedades Anônimas (AS), cooperativas, órgãos da administração pública, associações, entre outras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário